domingo, 15 de junho de 2008

Fayol


É difícil falar sobre Administração e não lembrar de Taylor, Fayol, etc. Não é mesmo? Afinal, qual foi a contribuição que tivemos na Administração, através dessas pessoas?

Fayol: Fundador da teoria clássica da Administração, um dos principais contribuintes do desenvolvimento Administrativo.


“Não existe nada rígido nem absoluto em matéria administrativa; tudo nela é uma questão de medida. Quase nunca se aplicará o mesmo princípio duas vezes em condições idênticas.”

Princípíos Gerais da Administração para Fayol:


1º Divisão do trabalho à especialização das tarefas e das pessoas visando aumentar o rendimento. “Produzir mais e melhor, com o menor esforço.”
2º Autoridade e responsabilidade à direito de mandar e ter o poder de ser obedecido. A responsabilidade é uma conseqüência da autoridade.
3º Disciplina à obediência, assiduidade, comportamento e respeito às convenções estabelecidas entre a empresa e seus agentes.
4º Unidade de comando à o empregado deve receber ordens de somente um chefe
5º Unidade de direção à um só chefe e um só programa para cada grupo de atividades que tenham o mesmo objetivo;
6º Subordinação do interesse particular ao interesse geral à os interesses de uma pessoa ou de um grupo de pessoas não devem prevalecer sobre os da empresa.
7º Remuneração do pessoal à prêmio sobre o serviço prestado; deve ser justa, satisfazendo simultaneamente empregador e empregado.
8º Centralização à convergência da autoridade na direção da empresa;
9º Hierarquia à (ou cadeia escalar) linha de autoridade do escalão mais alto ao mais baixo, dos chefes aos subordinados.
10º Ordem à um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. Ordem material e humana.
11º Eqüidade à resultante da combinação da benevolência com a justiça, para obter a boa vontade e dedicação do pessoal.
12º Estabilidadeà a permanência no cargo favorece o bom desempenho, a rotação de pessoal é prejudicial para a eficiência da organização.
13º Iniciativa à a liberdade de conceber e assegurar o sucesso de um plano gera satisfação e deve ser estimulada.
14º União do pessoal à o espírito de equipe, a harmonia e união do pessoal são essenciais para o bom funcionamento da empresa.


“ A administração não é nem privilégio exclusivo, nem encargo pessoal do chefe ou dos dirigentes da empresa; é uma função que se reparte, como as outras funções essenciais, entre a cabeça e os membros do corpo social.”
( FAYOL, Henri. Administração industrial e geral. São Paulo: Edit. Atlas, 1981, p. 26.)

Qualidades de um administrador
“A cada grupo de operações, ou função essencial, corresponde uma capacidade especial. Existem a capacidade técnica, a capacidade comercial, a capacidade financeira, a capacidade administrativa, etc.”
·Qualidades físicas; qualidades intelectuais; qualidades morais; cultura geral; conhecimentos especiais; experiência.

  • ELEMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO PARA FAYOL
    FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.
· prever : visualizar o futuro e traçar o programa de ação;
· organizar : constituir o duplo organismo material e social da empresa;
· comandar : dirigir e orientar o pessoal;
· coordenar : ligar, unir, harmonizar todos os atos e esforços coletivos;
· controlar : verificar que tudo corra de acordo com o estabelecido.

“Até FAYOL, o problema da administração se concentrava nas indústrias e usinas, com a preocupação pela produtividade. FAYOL levou a administração do nível da oficina para o da direção geral da empresa, considerada na sua totalidade.
A principal contribuição de FAYOL ao pensamento administrativo foi mostrar como um processo administrativo complexo pode ser separado em áreas interdependentes de responsabilidades ou de funções.”
(SILVA, Reinaldo. Teorias da Administração, 2002. p. 153.)

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