Fayol: Fundador da teoria clássica da Administração, um dos principais contribuintes do desenvolvimento Administrativo.
“Não existe nada rígido nem absoluto em matéria administrativa; tudo nela é uma questão de medida. Quase nunca se aplicará o mesmo princípio duas vezes em condições idênticas.”
Princípíos Gerais da Administração para Fayol:
1º Divisão do trabalho à especialização das tarefas e das pessoas visando aumentar o rendimento. “Produzir mais e melhor, com o menor esforço.”
2º Autoridade e responsabilidade à direito de mandar e ter o poder de ser obedecido. A responsabilidade é uma conseqüência da autoridade.
3º Disciplina à obediência, assiduidade, comportamento e respeito às convenções estabelecidas entre a empresa e seus agentes.
4º Unidade de comando à o empregado deve receber ordens de somente um chefe
5º Unidade de direção à um só chefe e um só programa para cada grupo de atividades que tenham o mesmo objetivo;
6º Subordinação do interesse particular ao interesse geral à os interesses de uma pessoa ou de um grupo de pessoas não devem prevalecer sobre os da empresa.
7º Remuneração do pessoal à prêmio sobre o serviço prestado; deve ser justa, satisfazendo simultaneamente empregador e empregado.
8º Centralização à convergência da autoridade na direção da empresa;
9º Hierarquia à (ou cadeia escalar) linha de autoridade do escalão mais alto ao mais baixo, dos chefes aos subordinados.
10º Ordem à um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. Ordem material e humana.
11º Eqüidade à resultante da combinação da benevolência com a justiça, para obter a boa vontade e dedicação do pessoal.
12º Estabilidadeà a permanência no cargo favorece o bom desempenho, a rotação de pessoal é prejudicial para a eficiência da organização.
13º Iniciativa à a liberdade de conceber e assegurar o sucesso de um plano gera satisfação e deve ser estimulada.
14º União do pessoal à o espírito de equipe, a harmonia e união do pessoal são essenciais para o bom funcionamento da empresa.
“ A administração não é nem privilégio exclusivo, nem encargo pessoal do chefe ou dos dirigentes da empresa; é uma função que se reparte, como as outras funções essenciais, entre a cabeça e os membros do corpo social.”
( FAYOL, Henri. Administração industrial e geral. São Paulo: Edit. Atlas, 1981, p. 26.)
“A cada grupo de operações, ou função essencial, corresponde uma capacidade especial. Existem a capacidade técnica, a capacidade comercial, a capacidade financeira, a capacidade administrativa, etc.”
·Qualidades físicas; qualidades intelectuais; qualidades morais; cultura geral; conhecimentos especiais; experiência.
- ELEMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO PARA FAYOL
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
· prever : visualizar o futuro e traçar o programa de ação;
· organizar : constituir o duplo organismo material e social da empresa;
· comandar : dirigir e orientar o pessoal;
· coordenar : ligar, unir, harmonizar todos os atos e esforços coletivos;
· controlar : verificar que tudo corra de acordo com o estabelecido.
“Até FAYOL, o problema da administração se concentrava nas indústrias e usinas, com a preocupação pela produtividade. FAYOL levou a administração do nível da oficina para o da direção geral da empresa, considerada na sua totalidade.
A principal contribuição de FAYOL ao pensamento administrativo foi mostrar como um processo administrativo complexo pode ser separado em áreas interdependentes de responsabilidades ou de funções.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário