domingo, 15 de junho de 2008

Administração-introdução



"conjunto de normas e funções cujo objetivo é disciplinar os elementos de produção e submeter a produtividade a um controle de qualidade, para a obtenção de um resultado eficaz".

*O dia do Administrador é comemorado em 9 de setembro.
Princípios de um bom Administrador

1) Saber utilizar princípios, técnicas e ferramentas administrativas;
2) Saber decidir e solucionar problemas;
3) Saber lidar com pessoas: comunicar eficientemente, negociar, conduzir mudanças, obter cooperação e solucionar conflitos.
4) Ter uma visão sistêmica e global da estrutura da empresa;
5) Ser proativo, ousado e criativo;
6) Ser um bom líder;
7) Gerir com responsabilidade e profissionalismo.

Aproveitando, vou falar um pouco sobre a questão de liderança. Acredito que um líder, propriamente dito, não é aquele ao qual, seus companheiros o "obedecem", ser líder, é fazer com que seus companheiros, acreditem em você, não é necessário ter "talento" para ser líder, mas é preciso ter bom senso, saber que você faz parte de um grupo, de uma engrenagem. Ser líder, é motivar pessoas, fazer com que os liderados, contribuam voluntariamente da melhor forma, com os objetivos do grupo.

Nenhum comentário: